17/07/2021

Meu aniversário e dia do amigo



Meu aniversário e dia do amigo

          E por falar em saudades...

          Dia 20 de julho de 2016
          Hoje completei mais um ciclo de vida.
          É meu aniversário e é dia do amigo também.
          Sempre achei uma das palavras, e sentimentos, mais nobres que habitam o coração humano: amizade.
          Amor é mandamento; quem não ama não vive completamente.
          Mas, ser amigo é escolha.
          "Eu escolho você para ser meu amigo".
          Mas preciso ser escolhido também, senão o laço se desfaz e a amizade não vinga.
          O amor pode ser unilateral, mão única;
a amizade jamais sobrevive sem ser bilateral, contratada e assinada por dois espíritos concordantes.
          Foi Jesus quem disse: 
          "Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer." João 15:15
          Amigo conta sua vida ao outro, mas também conta com a discrição do amigo.
          Esse elo chama-se confiança. É um dos pilares da amizade, que, afinal, é a ponte invisível que liga um coração a outro coração.
          Embora amor e amizade sejam idênticos, eles são radicalmente diferentes.
          Você pode transferir, esquecer, substituir um amor, um amigo jamais.
          Ou ele é um amigo falso ou fica com você para sempre, entranhado em sua pele, testificado por momentos vividos, sofridos ou alegres, mais imortais.
          É lógico que um se entrelaça ao outro, mas se separam sem se quebrar.
          Você pode até amar (e deve) a quem não é seu amigo, mas ser amigo sem amar é correr atrás do vento.
          Depois da família são os amigos os cabos que sustentam nosso barco e não o deixam virar.
          Por isso, muitas vezes com alegria e responsabilidade de quem sabe o que diz, a gente canta a "Canção da América" que hoje recebi no meu face, num post, e que me fez finalmente extravazar a emoção desse dia: "Amigo é coisa pra se guardar... do lado esquerdo do peito, perto do coração".
          Meu coração craquelado não tem espaço para muita coisa, mas sempre tem lugar para mais um amigo: perto, longe, briguento, grande, pequeno, igual, distante (T/E), risonho, carrancudo, homem, mulher, criança (ser que sabe ser amigo), feio(?), bonito, velho, moço...
          Simplesmente... ... ... ... ... ... AMIGO!
          Em tempo:
          1- Passei a gostar do meu "cumpleanos" depois de passar a comemorá-lo junto com o dia do amigo.
          2- Devo a vocês falar sobre uma espécie diferente de amigos: meus amiguinhos fantasmas.
Calma, aguentem a curiosidade.
                                    Edna de Vasconcelos




Nenhum comentário:

Bem-vindos todos que chegaram até aqui.
Comente e compartilhe a sua opinião.
Se desejar acrescente uma imagem ou vídeo.
Para isso basta copiar a url e colocar aqui, na caixa de texto.
Clique na imagem ou vídeo desejado, com o botão direito do mouse, e clique em "copiar a url do vídeo" ou "copiar endereço da imagem".
Sintam-se bem-vindos.