29/05/2021

O risco do bordado - patchwork



O risco do bordado - patchwork


       São palavras atribuídas ao ator Reynaldo Gianechini que reproduzo aqui:
       "Há coisas reservadas para a gente que fogem do nosso entendimento, mas lá na frente farão todo sentido. Por isso nunca perca a fé."
       Há um dito popular que virou título de um romance de Autran Dourado (O risco do bordado) e que diz o seguinte:
       "Só Deus sabe por inteiro o risco do bordado."   
       Essa frase, se não me engano, encerra o livro.
       Os dois exemplos me levam a pensar em minha vida como uma grande colcha de retalhos, da qual só me é dado ver seu avesso. 
       Quem gosta de patchwork, como eu, sabe que o avesso do trabalho é um grande emaranhado de fios, pedaços de cores, costuras milimétricas, pedaços de linhas e tecidos que não nos deixam avaliar a beleza (ou não) do trabalho.
       Em alguns países, artesãs que se dedicam a esta arte trabalham em parceria, pois ela 
       A técnica é detalhista e difícil, exigindo muito amor e atenção de quem nela opera.
       Há uma técnica de patch, chamada "crazy" (louco/a) em que você trabalha com tudo que tiver em mãos (tecidos, fitas, rendas, etc...) fazendo um trabalho, se quiser, sobre um tecido ou papel previamente riscado com o motivo. 
       O certo é que, pelo avesso, não faz sentido. 
       Penso em minha vida, muitas vezes, como uma imensa colcha de retalhos.
       Cada acontecimento, perda, vitória, separação, surpresas, festas inesperadas, como se cada evento fosse um bloco que compõe esta colcha. 
       Está tudo solto; blocos não foram costurados ainda; como posso saber, a não ser pelo projeto que devo seguir à risca, se minha colcha será linda ou deixará a desejar?
       Um dia ela será completada e, me posicionando acima dela, verei o rico trabalho idealizado pelo Artesão Maior. 
       E ai eu verei meu desenho por inteiro, sem costuras ou imperfeições visíveis, apenas os belos motivos vividos. 
       Então vou dizer: "agora vejo, faz sentido cada pedaço, pois assim costurados tornam-se um primoroso trabalho daquele que (e só Ele) sabe por inteiro "o risco do bordado".

                                             Edna de Vasconcelos




Nenhum comentário:

Bem-vindos todos que chegaram até aqui.
Comente e compartilhe a sua opinião.
Se desejar acrescente uma imagem ou vídeo.
Para isso basta copiar a url e colocar aqui, na caixa de texto.
Clique na imagem ou vídeo desejado, com o botão direito do mouse, e clique em "copiar a url do vídeo" ou "copiar endereço da imagem".
Sintam-se bem-vindos.