" Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira."
Este texto encontra-se em Efesios 4:26 e já foi motivo de muita reflexão para mim.
A começar pelo fato que já me dá uma certa liberdade de ficar irada: "Irai-vos".
A ira não é um pecado? Então como posso me irar e não pecar?
É até muito simples. Não é porque você é um cristão ou simplesmente uma pessoa boa, mesmo que não professe nenhuma fé, que você não vai sentir raiva, ira ou revolta em algum momento de tua vida.
Afinal, somos seres de sangue quente, emocionais, estamos sujeitos a viver situações que nos contrariam, que vos fazem mal.
Ignorar tais situações, tentando jogar o "jogo do contente" criado pela personagem Polyana, no romance de mesmo nome, sem entender realmente o jogo é ser minimalista demais, é ignorar o próprio coração. E isso nunca vai dar bom resultado.
Ignorar a ira, simplesmente porque se espera que perdoemos tudo é como ignorar um tumor, maligno ou não, achando que se o ignorarmos ele vai embora.
Não vai, a tendência de qualquer tumor é crescer. A tendência de sentimentos mal resolvidos é crescerem também e acabarem explodindo.
Então qual é a resposta? "não se ponha o sol sobre a vossa ira".
Dê tempo à si mesmo de absorver todo o impacto negativo que tal situação vivida trouxe sobre a tua vida. Dê tempo para o "veneno" sair.
E depois decida, com a cabeça mais fresca e fria e as emoções em ordem, como agir.
Mas não alimente o rancor, nem o ignore, apenas o deixe se esvair completamente. Guardar rancor é como guardar um pano de chão usado e úmido, embolado embaixo da pia. Depois de 24h toda a casa estará mau cheirosa.
Não envenene o teu próprio coração.
Melhor do que pedir desculpas é não precisar pedir desculpas. Mas se for preciso, peça.
A música?!?!?!? Olhe para o céu.
Gisele Fiaux
Olá, Gisavasfi!
ResponderExcluirTenho que confessar que ultimamente não tenho conseguido ouvir a música!
Bjs!
Rike.
Oi, Rike! Dê tempo ao tempo. Reparou que na imagem a música não para a despeito do estado de espírito dos dois? Veja a imagem do post. E não desista de ouvir a música. Quando o que te impede de ouví-la agora, passar, certamente você a ouvirá e perceberá que ela nunca parou. Bjs.
ExcluirOie florzinha, bom dia.
ResponderExcluirSeu blog é sempre um acalênto que refresca nossa alma...adoro te visitar e adoro vc flor.
Chêro.:r
Então estou acertando? Viva!!! Valeu, minha queridíssima amiga. Esta é a ideia: acalanto, aconchego, descanso, paz... Sempre amo as tuas visitas. Um dengo, um cheiro e um abracim mineirm p'rocê.
Excluir